Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Depois de ter feito o artigo de 5 coisas que não gostava num blog, hoje, a pedido de António Carlos Macedo, que pediu para nós fazermos um artigo ao contrário do outro, em que iremos dizer 5 coisas que gostamos de ver num blog.

 

5 coisas que gosto de ver em blogs

 

Siga o VVdA nas redes sociais do facebooktwittergoogle + e feed rss.

 

As visitas de um blog dependem, da forma como está o blog, como está construído, estrutura geral, cores, texto, imagens, etc... Blogueiros também quando visitam blogs, não é só os posts em si, mas o blog todo no geral, desde o design, a coisas mínimas. E essas coisas mínimas podem fazer a diferença entre a regresso de um visitante ao blog, ou, ele nunca mais voltar.


 

1. Página Sobre

Acho que uma página sobre o blog ou autor, não é só uma forma de dar a conhecer às pessoas, como também acho interessante ler várias histórias dos blogs, que como foram criados, etapas difíceis... É aconselhável a usar uma página sobre no seu blog, além de dar uma melhor perspetiva do visitante sobre si, pode até dar informações interessantes aos visitantes.


 

2. Interação com redes sociais

Redes Sociais

Blogs com interação a redes sociais conseguem uma melhor visitação das redes sociais, pois as pessoas podem compartilhar os seus artigos, ao pôr +1, o que conta muito para os motores de busca, especialmente o Google +. Acho que pelo menos um blog deveria ter uma página de fãs, ou comunidade no Facebook, um Twitter, e uma página do G+ é suficiente. Claro que também devemos pôr botões gosto e +1 e Twitter no blog, para que seja ainda mais fácil compartilhar um artigo. Infelizmente não temos o botão de tweetar. Claro que também é sempre bom disponibilizar outras redes sociais menos utilizadas. 

 

Exemplo:

 

Twitter

Facebook

G+


 

3. Contato

Contato

Desde de um dia, em que queria avisar o autor do blog, que estava alguma coisa mal, que por acaso já nem me lembro do porquê, e deparo-me com um grande problema:O blog não tinha formulário de contato, nem nenhum outro meio de contato como Facebook nem G+. Deprimente. Acho que os blogs devem ter sempre um formulário de contato para qualquer tipo de contatação, especialmente quando é problemas de blogs devido a compatibilidade de navegadores, em que podemos só utilizar 1 navegador, mas as outras pessoas utilizam outro e o site aparece de forma diferente, por exemplo.

 

Exemplo:

 

Minha página de contato


 

4. Pesquisa no blog

Também já me deparei com casos em que estava a pesquisar qualquer coisa na internet, e vou parar a um site, e como até poderia ter alguns artigos parecidos, poderia pesquisar, mas, onde está a caixinha da pesquisa? São raros os casos, mas já me aconteceu, e é "megaextramamente" aconselhável usar esse widget. Geralmente vêm sempre com templates padrão dos blogs, mas há quem insista que as pessoas não precisam de buscar nada.


 

5. Arquivo no blog

Outra coisa indispensável, é uma página de arquivo do blog, onde estão pelo menos, os dias das postagens, e os posts quando clicamos nesse dia. Isso ainda é melhor que a pesquisa no blog, pois é sempre bom ver artigos antigos para ver como as coisas funcionavam no blog, por exemplo, ou ver um artigo que não é atualizado há um certo tempo.

 

Exemplo:

 

Arquivo do meu blog


 

Esta é a minha opinião de coisas que gosto de ver em blogs. Existe alguma coisa que deveria ser acrescentada à lista? Se acha que sim, comente!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


28 comentários

De Rock Club a 23.01.2013 às 12:55

Bela Matéria! Parabéns!

De vidavirtualdoandre a 23.01.2013 às 12:55

Obrigado pelo seu comentário! :)

De Re Bonelli a 23.01.2013 às 18:04

bacana, os meus estão com tudo em cima então!!

De vidavirtualdoandre a 23.01.2013 às 18:04

Haha. Muito bem!

De Adriana a 23.01.2013 às 18:24

Ola André, tudo bem?
Gostei demais do seu artigo, pois assim ajuda nossos amigos e blogueiros que estão iniciando e também aos veteranos, para poder complementar seus respectivos blogs com ferramentas importantes.
Todas as 5 dicas, sem exceção ,são maravilhosas, porque aumentam a interação do leitor com o autor do blog e assim, poderão ser estabelecidas novas amizades!
Ainda bem que o meu já se encaixa nas dicas aqui apontadas, o que me deixou bastante satisfeita!

Muito obrigada e abraços!
Tenha uma excelente semana!

De vidavirtualdoandre a 23.01.2013 às 18:37

Concordo. Obrigado pelo seu comentário.

De Maria de Lourdes a 23.01.2013 às 20:18

Todas as sugestões que acrescentam conhecimentos e informações, sempre devem ser bem vindas porque nos ajudam a consertar erros. Pessoalmente agradeço pelo seu artigo! Obrigada!

De vidavirtualdoandre a 23.01.2013 às 20:18

De nada e obrigado por comenta

De Adonice Bueno Bertero a 23.01.2013 às 20:52

concordo plenamente com esse excelente texto.... !!!

De ♥edilene♥amor♥ a 25.01.2013 às 19:26

excelente postagem
adoreie!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabens!

De Samanta Sammy a 26.01.2013 às 13:28

Olá, tudo bem? Gostei de visitar seu blog, achei interessante termos nomes de blogs parecidos e me identifiquei com seu espaço, parabéns :)
Concordo com sua colocações, todos os itens são muito importantes em um blog e facilitam a interação com os leitores e também a navegação, tornando o blog um ambiente agradável e convidativo :)
Uma página Sobre e formulário de contato são imprescindíveis e a caixa de pesquisa e o arquivo ajudam muito a fidelizar os visitantes e mostrar de forma mais ampla o que temos a oferecer :)

Grande abraço e bom fim de semana :)

De vidavirtualdoandre a 26.01.2013 às 14:54

Obrigado. Gostei do seu comentário e também por acaso sigo o seu blog.

De Samanta Sammy a 26.01.2013 às 22:22

Olá André, eu que agradeço suas palavras gentis, enviei seu comentário via e-mail para o Adelson e tenho certeza de que, como eu, ele ficará feliz com o que você disse ;)
Grande abraço :)

De vidavirtualdoandre a 26.01.2013 às 22:22

Obrigado, você motivou-me muito, e já fui ver o seu novo artigo e gostei e também comentei!

De Ana Silva a 26.01.2013 às 15:16

Oi André, meu querido, boa sacada a sua de colocar o que você gosta de ver em um blog.
De sua lista precisarei adicionar pelo menos três delas ao meu blog.
É aprendendo que se chega lá. Obrigada amigo!!!

De Valquiria a 26.01.2013 às 22:18

Oi André, adorei a sua postagem,no meu só estava faltando da sua lista o Sobre e que escrevi hoje,no caso o texto "Sobre" no meu site serve também como política de privacidade.

De vidavirtualdoandre a 26.01.2013 às 22:24

Muito bem! Obrigado por receber minhas dicas. Fico feliz que vocês todos põem as minhas dicas em prática. Agradeço!

De Adelson (Gerenciando Blog) a 27.01.2013 às 12:38

Olá, André!

Gostei muito do seu artigo! E concordo com os itens que você cita, pois são mesmo fundamentais em qualquer blog. Dentre eles, um que muitos blogs ainda não têm é uma forma de contato, seja através de e-mail ou formulário. Já precisei também entrar em contato com alguns autores e não consegui.

Um item que eu acrescentaria à sua lista é um banner de divulgação para o blog. Isso facilita muito a divulgação do blog pelos leitores, trazendo benefícios tanto para eles quanto para o autor do blog.

Um abraço!

De vidavirtualdoandre a 27.01.2013 às 14:17

Muito obrigado pelo comentário Adelson! Sim, talvez vá fazer um banner, depois te digo alguma coisa. Obrigado pela dica e adorei sua visita. Sigo o seu site há quase 1 ano e estou te seguindo nas redes sociais.

Abraços, Adelson!

Comentar post


Pág. 1/2