Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Depois de ter feito o artigo de 5 coisas que não gostava num blog, hoje, a pedido de António Carlos Macedo, que pediu para nós fazermos um artigo ao contrário do outro, em que iremos dizer 5 coisas que gostamos de ver num blog.

 

5 coisas que gosto de ver em blogs

 

Siga o VVdA nas redes sociais do facebooktwittergoogle + e feed rss.

 

As visitas de um blog dependem, da forma como está o blog, como está construído, estrutura geral, cores, texto, imagens, etc... Blogueiros também quando visitam blogs, não é só os posts em si, mas o blog todo no geral, desde o design, a coisas mínimas. E essas coisas mínimas podem fazer a diferença entre a regresso de um visitante ao blog, ou, ele nunca mais voltar.


 

1. Página Sobre

Acho que uma página sobre o blog ou autor, não é só uma forma de dar a conhecer às pessoas, como também acho interessante ler várias histórias dos blogs, que como foram criados, etapas difíceis... É aconselhável a usar uma página sobre no seu blog, além de dar uma melhor perspetiva do visitante sobre si, pode até dar informações interessantes aos visitantes.


 

2. Interação com redes sociais

Redes Sociais

Blogs com interação a redes sociais conseguem uma melhor visitação das redes sociais, pois as pessoas podem compartilhar os seus artigos, ao pôr +1, o que conta muito para os motores de busca, especialmente o Google +. Acho que pelo menos um blog deveria ter uma página de fãs, ou comunidade no Facebook, um Twitter, e uma página do G+ é suficiente. Claro que também devemos pôr botões gosto e +1 e Twitter no blog, para que seja ainda mais fácil compartilhar um artigo. Infelizmente não temos o botão de tweetar. Claro que também é sempre bom disponibilizar outras redes sociais menos utilizadas. 

 

Exemplo:

 

Twitter

Facebook

G+


 

3. Contato

Contato

Desde de um dia, em que queria avisar o autor do blog, que estava alguma coisa mal, que por acaso já nem me lembro do porquê, e deparo-me com um grande problema:O blog não tinha formulário de contato, nem nenhum outro meio de contato como Facebook nem G+. Deprimente. Acho que os blogs devem ter sempre um formulário de contato para qualquer tipo de contatação, especialmente quando é problemas de blogs devido a compatibilidade de navegadores, em que podemos só utilizar 1 navegador, mas as outras pessoas utilizam outro e o site aparece de forma diferente, por exemplo.

 

Exemplo:

 

Minha página de contato


 

4. Pesquisa no blog

Também já me deparei com casos em que estava a pesquisar qualquer coisa na internet, e vou parar a um site, e como até poderia ter alguns artigos parecidos, poderia pesquisar, mas, onde está a caixinha da pesquisa? São raros os casos, mas já me aconteceu, e é "megaextramamente" aconselhável usar esse widget. Geralmente vêm sempre com templates padrão dos blogs, mas há quem insista que as pessoas não precisam de buscar nada.


 

5. Arquivo no blog

Outra coisa indispensável, é uma página de arquivo do blog, onde estão pelo menos, os dias das postagens, e os posts quando clicamos nesse dia. Isso ainda é melhor que a pesquisa no blog, pois é sempre bom ver artigos antigos para ver como as coisas funcionavam no blog, por exemplo, ou ver um artigo que não é atualizado há um certo tempo.

 

Exemplo:

 

Arquivo do meu blog


 

Esta é a minha opinião de coisas que gosto de ver em blogs. Existe alguma coisa que deveria ser acrescentada à lista? Se acha que sim, comente!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


28 comentários

De vidavirtualdoandre a 27.01.2013 às 16:25

De nada! Realmente muitos widgets é chato, e se as pessoas veram, o estilo minimalista ás vezes é mais belo do que cheio de coisas nos blogs. O pior dos erros é quando são muitos. Se for uma gralha, como já aconteceu aqui, não faz mal, mas agora aquela língua dos sms, para mim esquece!

Mais uma vez obrigado por comentar.

Comentar post