Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



google analytics

Olá! Hoje venho-vos falar de uma poderosa ferramenta para monitorizar as visitas de um blog, o Google Analytics. Vou dar uma breve descrição do que é o Google Analytics:

 

 

Bem, o Google Analytics é uma ferramenta que foi para as mãos da Google, em Abril de 2005, e foi com o objetivo de mostrar vários indicadores de visitas, para que o webmaster tenha um maior controle de quem estão a visitar o seu blog, de onde vem as visitas, e os lugares de onde provém os visitantes. Conta-se que é a ferramenta deste tipo mais utilizada em websites.

 

Além da visitação, podemos também saber quanto vale em média um artigo, quais são as redes sociais que nos enviam mais visitas, o navegador de internet que os seus visitantes usam para ver o seu blog, a resolução do ecrã, e outros aspetos, que sinceramente, não interessam tanto. 

Como integrar o seu blog ao Google Analytics?

Bom, para começar, tem que ter uma conta do Google. Se você já tem, conta no Google, ignore a primeira frase! Agora, está na hora do processo! Primeiro, aceda ao site do Analytics, e clique em "Criar uma conta", se ainda não criou.

analytics pagina principal

Nesse passo, o Google vai pedir algumas informações sobre o blog, o e-mail e essas coisas do costume. Para ser mais fácil, aqui em baixo, mostraremos a imagem e legendámos ela para ser mais fácil introduzir o que o Google lhe pede.

passos

  1. No primeiro passo, introduza o nome do seu blog. Por exemplo: Vida Virtual do André.
  2. Indique o endereço do seu blog. Por exemplo: onomedoseublog.blogspot.pt/
  3. Na categoria de setor, introduza a categoria que se assemelha mais ou seu blog.
  4. No Fuso Horário, indique o seu fuso horário. Exemplo: Portugal (GMT+00:00) Lisboa
  5. Introduza o nome da sua conta.
  6. Agora clique em obter o ID da sua conta.

 

Agora, a Google lhe dará um código javascript para colar em qualquer lado no seu blog. Para isso, basta adicionar uma nova minaplicação ou gadget, e, colar o código. Pronto, agora o Google analisa todas as suas visitas.

menu principaç

Agora vou-vos falar um pouco do Google Analytics. Este é a página inicial. Aqui terá varias informações, como as visitas do dia anterior, visitas única, taxa de rejeição, visitas totais, visualizações de páginas, percentagem de novas visitas, idioma dos visitantes, e outros! Este é uma maneira geral de ver as coisas diariamente.

 

 

 


 
Agora no menu ao lado, terá um separador que são as origens de tráfego. Aqui terá as palavras-chave pesquisadas em que através dessas próprias palavras-chave terá o tráfego que pesquisou ela. (Desculpe se não percebeu, eu não consigo me expressar mais kk)

 

Também nesse mesmo separador pode ver as origens de tráfego, o que é muito bom, para saber que qual agregador envia mais visitas, por exemplo. Também pode ver as visitas provenientes das redes sociais.

  Na aba de conteúdo, pode ver os seus artigos mais vistos, e ver também a velocidade de carregamento do blog e ver as receitas do GoogleAdsense.

 

Pronto, esta é uma pequena introdução ao Google Analytics. Espero que tenham gostado do tutorial e, que utilizem o Google Analytics!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


2 comentários

De BuyFacebookLikes a 25.01.2016 às 16:01

adorei este artigo. muito bom, obrigado!

Comentar post



Redes Sociais

Assine o nosso Feed RSS

 



Siga-nos no Google+